.

terça-feira, 5 de março de 2013

No Crato, artistas de rua renovam paisagem ao moldar o barro

Foto: Jornal do Cariri
Em meio ao trânsito agitado e a rotina diária, a criatividade é forte aliada para mudar o cotidiano das pessoas. No município de Crato, moradores de rua transformam o barro em verdadeiras obras de arte. O espaço escolhido é um trecho da linha férrea que transpassa a idade, localizado no bairro São Miguel.

O artista Tadeu de Freitas circula pelo município na luta pela sobrevivência. Na bagagem, ele carrega instrumentos improvisados que lhe auxiliam na produção de suas esculturas. O talento do morador de rua deixa aquele trecho da cidade de cara nova. “Resolvi fazer estas obras para sensibilizar as pessoas, além de deixar a paisagem cratense ainda mais bonita”.

Em meio as adversidades sociais, Tadeu admite que a arte lhe ajuda a sobreviver. Todos os dias, ele repara os estragos que o clima ensolarado e a chuva causam nas esculturas. Hoje, a habilidade artística que adquiriu desde criança é passada para outras pessoas, como o jovem Roberto da Silva. “A arte é uma forma de fugirmos do mundo da criminalidade”, ressalta.

Habilidade

O aposentado João Silva diz estar impressionado com a habilidade dos moradores de rua. “Achei muito interessante ver o esforço destes artistas em expressar o seu talento por meio das figuras de Jesus Cristo e do padre Cícero”, declara.

Fonte: Jornal do Cariri